TRODUÇÃO
Um dos principais problemas dos seres vivos é a obtenção de energia para as sua sobrevivência. Sabemos que as plantas possuem essa capacidade, são seres autótrofos, que conseguem converter através da fotossíntese, energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (Co2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos, produzindo assim o gás oxigênio (O2).
Através da fotossíntese as plantas produzem o amido que é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética de glicose, lipídios, proteínas entre outras substancia necessárias ao seu desenvolvimento. Por não apresentar efeito osmótico nos vegetais, o amido funciona como uma forma perfeita de reserva de açucares, pois ao ser transportado, não sofre nenhuma reação metabólica, evitando assim um gasto desnecessário para a planta.
Através de um simples experimento, podemos detectar a presença de amido nas plantas. Quando essas passam por um processo de descoloração e são colocadas em uma solução contendo iodo, podem mostrar a presença ou não de amido. O que irá influir no resultado será o processo de fotossíntese, ou seja, quando a planta consegue realizá-la, ela produz o amido. Quando o processo de fotossíntese é interrompido, através da retirada da luz a planta deixa de produzi-lo.
OBEJTIVOS
O objetivo do experimento para detecção da presença de amido nas plantas é mostrar a importância da fotossíntese para a vida dos vegetais, e como eles conseguem produzir seu próprio alimento, sendo essencial para a vida de outros seres heterotróficos.
Para que haja o processo de fotossíntese é necessário que haja também a luz e a água, pois só assim os cloroplastos
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Após uma visita à horta cultivada na disciplina de Botânica I, coletamos algumas folhas de plantas. Escolhemos algumas folhas com coloração verde e outras com coloração amarelada. Foram feitos desenhos e fotografias dessas folhas antes do experimento.
Na segunda parte preparamos a Solução de Lugol que contém 100ml de água destilada, 10g de Iodeto de potássio e 5g de iodo, misturamos bem a solução e deixamos a em repouso até o momento de seu uso. Logo após pegamos a folha com coloração verde e mergulhamos em uma vasilha com água fervendo por 30 segundos, depois transferimos-há para uma vasilha contendo álcool em banho Maria até que a folha perdesse sua coloração total. Após a descoloração da folha colocamos-a sobre um azulejo branco com a face abaxial para cima e colocamos algumas gotas da Solução de Lugol. A folha ficou com alguns tons de azul escuro (quase preto) em todas as partes o que significa a presença de amido.
Repetimos o mesmo procedimento para a folha que apresentava coloração amarelada, e desta vez a presença de amido foi quase descartada, apresentado-se somente em alguns pontos bem discretos.
O experimento foi realizado com utilização dos seguintes materiais: Iodeto de Potássio, Iodo, água destilada, álcool, azulejo branco, conta gotas e etc.
ANÁLISE DOS RESULTADOS
Apesar do aplicação do mesmo experimento para ambas as folhas de diferentes colorações os resultados obtidos foram diferentes, pois as folhas com coloração verde apresentaram mais pontos escuros que representam o amido. Já as folhas amareladas apresentaram pouco ou quase nada de amido, o que nos mostra que a influência da fotossíntese é essencial para o processo de sintetização desse polissacarídeo e para o seu metabolismo energético.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apesar das plantas serem autotróficas, elas dependem suficientemente da luz, da água e do solo fértil, o que nos leva a crê que sem a presença dos mesmos os vegetais não conseguiriam produzir seu próprio alimento.
As plantas são indispensáveis à vida na Terra, pois libertam oxigênio que permite a respiração da maior parte dos seres vivos. Por outro lado, os animais herbívoros não poderiam sobreviver se não houvesse plantas.
Se as plantas não existissem, os herbívoros morreriam e os carnívoros que deles se alimentam morreriam também. A Terra seria, então, um planeta sem vida.
REFERÊNCIAS
http://webcache.googleusercontent.com/.Acessado em 18 jul. 2010
http://www.auesolucoes.com.br/paisagismo/.Acessado em 18 jul. 2010
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clorofila.Acessado em 18
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amido. Acessado em 18
Aline Cristina, AmelianPereira, CirléaBenicio, Elueide Lopes, Ilma Benicio, Janilde Correia, Natalicia Bruno, Pedro Almeida e Suelane Pires
Relatório de Experimento
Metabolismo energético – Fotossíntese – Luz,
Clorofila e Síntese de Amido
Clorofila e Síntese de Amido
Jacobina
2010